O Privacy by Design é uma metodologia desenvolvida na década de 1990, para aplicação de regras de privacidade no processo de coleta e proteção de dados pessoais de clientes e em todos os projetos desenvolvidos por empresas. Integra informações sobre a privacidade de dados desde a concepção para o desenvolvimento de produtos, serviços, projetos e processos, por exemplo.

A partir de 2010 entidades europeias e americanas passaram a disseminar e aplicar o conceito e no Brasil o Privacy by Design está presente na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde 2020.

Para facilitar o entendimento, em tradução livre, Privacy by Design significa privacidade de dados desde a concepção, ou seja, é um conceito que direciona empresas que trabalham com dados de clientes para garantir privacidade e proteção dessas informações.

De modo geral é a garantia de proteção de dados de clientes que podem ser base para o desenvolvimento de produtos e serviços de uma empresa.

O objetivo do Privacy by Design é, ainda, garantir privacidade e permitir que os clientes tenham controle sobre seus dados pessoais. E o melhor é que trabalhar o conceito de Privacy by Design diminui consideravelmente os riscos de vazamento ou roubo de informações e, consequentemente, de sanções legais.